domingo, 24 de julho de 2011

A Santa Vocação da Igreja numa Era Pós-Moderna


Texto: Efésios 4:1-6


1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Queridos irmãos, Paz em cristo!

Temos em Deus inúmeras bênçãos espirituais em Cristo, Ele não só nos Criou e nos elegeu antes da fundação do mundo, mas em nossa condição de pecado e inimizade com o Altíssimo, nos lavou com o Sangue do Cordeiro na Cruz, reestabelecendo nosso relacionamento com Ele mesmo no Seu Filho Unigênito. Agora também, não somente está conosco na caminhada, mas nos tem suprido em tudo com Sua Graça, perdão, Amor, misericórdia e provisão em todas as áreas de nossa vida. Além disso, nos libertou de uma vez por todas de toda amarra do pecado, que nos impedia de exercer uma vocação espiritual, outrora inimaginável, mas hoje real, verdadeira e tão certa como o ar que respiramos. Mas num mundo pós-moderno, que não privilegia uma verdade absoluta, mas várias, onde todos os valores se invertem e se pervertem cada vez mais, como a Igreja de Cristo irá se comportar? Quais sãos os passos a adotar para dignificar a Santa Vocação dada pelo Senhor Jesus Cristo neste mundo depravado moral e espiritualmente? Como influenciar sem perder a essência?

            O Apóstolo Paulo dá algumas diretrizes fundamentais para a Igreja em Éfeso, as quais, com calma e com a direção do Espírito Santo, poderemos aplicar para nossa vida.

O Apelo do Apóstolo (Efésios 4:1).

É notório neste trecho que, mesmo preso, Paulo lembra aos cristãos de Éfeso não somente da vocação da Igreja, mas a importância de andar (Viver) nesta vocação, ou seja, a perseverança, permanecer na vocação.

Características Necessárias à Igreja (Efésios 4:2-3).

(a)  Humildade – Viver coletivamente requer valores fundamentais, esta é a característica que nos assemelha ao Mestre. Ele mesmo sendo Deus se esvaziou, assumindo a forma de servo (Filipenses 2:5-7).

(b)  Mansidão – Fruto do Espírito que Paulo também menciona aos Gálatas (Gl 5:22), fundamental para a resolução de conflitos e viver em harmonia no convívio da Igreja.

(c)   Longanimidade – Paciência diferenciada, acima da média. Capacidade de suportar mesmo em situações extremas. Paulo sabia que ainda existiam pessoas que, apesar de serem crentes, estarem no corpo, ainda tinham necessidade de crescer em diversos pontos e até que isso acontecesse, seria difícil conviver com alguns hábitos, pensamentos e culturas diferentes. Eis aí onde o povo de Deus se diferencia; a suportabilidade no Espírito. Suportar o que não me agrada, por amor, revela a minha santa vocação ao mundo e aos que me cercam, nisso glorificamos a Deus.



(d)  Guardar a Unidade do Espírito - Para que esta unidade fosse mantida num ambiente de Paz, seria e é necessário cumprir os passos anteriores, passos interiores que começam em mim mesmo, de dentro de mim para fora no ambiente no Corpo de Cristo, a Igreja. Ao falar de Unidade não penso só em união, penso que vários fatores, peças ou componentes que juntos se tornam apenas um. Assim como quando vamos a Igreja olhamos um banco, não enxergamos as várias peças que unificadas chegaram àquele resultado, o que vemos é apenas o banco, o resultado, a unidade. Somos apenas um em Cristo, quando o mundo nos olhar deve encontrar esta unidade, deve enxergar Cristo e não a mim individualmente, isto é unidade. Para que esta ideia tenha sentido na prática precisamos concordar mesmo com nossas diferentes características emocionais, econômico-filosóficas e utilizar os frutos do espírito particulares àqueles que já são Novas criaturas.



Essência da Igreja – Unidade da Fé (Efésios 4:4-6)



Conforme comenta a Bíblia de Genebra; a palavra um(a) é repetida sete vezes (Três vezes sobre os membros da divindade; quatro vezes sobre aspectos de nossa redenção.

Deus é o fundamento desta essência da Santa Igreja, assim como Ele é um com Seu Filho, Com seu Espírito, precisamos assumir esta essência que Ele nos deu em Cristo.



Conseguiremos transparecer ao mundo a nossa unidade quando estivermos dispostos a matar nosso ego, vontades, desejos e expectativas individuais, para que a vontade de Deus seja feita, para que o todo esteja harmônico, para que o Corpo de Cristo na terra glorifique a Deus. Para tanto, eu vou precisar de você e certamente você precisará de mim. Para que consigamos isto precisamos atentar para o que declarou Jesus; “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” João 17:22-23. Aqui o Mestre intercede por nós e declara que nos deu Sua Glória para que sejamos um. Sem sua Glória isso seria utopia, mas se isso hoje não ocorre, a culpa é nossa.



Numa só fé, num só corpo e vocação, caminharemos para o que o texto a seguir nos diz; “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” Efésios 4:13







Conclusão:



Estamos inseridos numa sociedade, gostemos ou não, ela nos impõe suas culturas e hábitos, precisamos guardar nossa essência através do exercício de nossa vocação, assumindo o papel de influenciadores e não de influenciados, fazendo diferença em todas as esferas desta sociedade. Aquilo que eu não posso fazer, Deus fará. O que eu posso fazer, Deus não irá fazer por mim, isso é responsabilidade humana e faz parte de nossa vocação. Avancemos a cresçamos em Fé, Amor, Trato, Suportabilidade e Temor.

Que Deus em Cristo nos abençoe e nos guie a cada dia em Unidade, esta é a Santa vocação da Igreja numa era pós-moderna.



Alessandro San.

Twitter: @Alessandro_San1

Nenhum comentário:

Postar um comentário